quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Natsu No Niwa Suite

E um dia o Elian trouxe com ele um "cedezinho" pirata.
Estava escrito assim, à mão, com uma letrinha bem feia: "duo assad". Só.
O Elian era o meu amigo violonista naquela época do ensino médio. Um dos poucos amigos. Ano de 2004. E eu já tinha ouvido, em algum lugar, alguma coisa sobre esses tais "assad".
-Ah, legal. Deixa eu pôr aqui - falei, pegando meu discman e me ajeitando no porta-malas do carro, pra mais aquele passeio família + amigos + domingo com sol em algum parque de São Paulo.

Vamos. Estavamos indo.

Play.

E agora, algo mais ia junto.
Aquela música já me conhecia.
Me conhecia e pintava, ou, me fazia enxergar uma aquarela de tudo à minha volta. O azul do céu, o verde das árvores, o amarelo da luz do sol. Cores daquele dia, da bandeira brasileira e, também, da capa do disco, que eu viria a conhecer mais tarde.

Trilha sonora de um filme japonês chamado "Natsu No Niwa" ou, "Summer Garden" pra quem, como eu, não sabe nada de japonês.

Uma trilha de filme, toda com apenas dois violões. Pode imaginar isso? Pois é. E eu, por enquanto, só imagino também, porque ainda não achei o filme. Pra falar a verdade, nem sei se preciso achar.

O Sérgio Assad, é o irmão mais velho do duo. Ele é o compositor e arranjador por trás da sonoridade única do Duo Assad. Único, também, é ele, que reúne em si o melhor compositor e instrumentista possíveis, ou impossíveis. O Odair Assad, para mim, o violonista mais absurdo da atualidade, foi audaz, ou talvez, insano ao ponto de gravar o disco com os dedos indicador e médio fraturados. 

Esse se tornou o disco que mais ouvi na vida, até agora. Sempre volto a ele. Sempre busco a mim mesmo nele. E sempre me encontro, a mim e muito mais. E sempre dá um calor no peito que faz querer continuar procurando.

Nesse disco também estão a estética e o SOM de violão que se tornaram "referência" para mim. Não que eu ache que som de violão tem que ser assim ou ASSADo. Mas, sem dúvida, está nesse disco o som de violão que me marcou, me encantou, se impregnou em mim - na minha cabeça, no meu coração, e também nos meus humildes dedos lutadores.

E aí vai o link para baixar, ouvir e entender que o original merece ser comprado custe o que custar: